Risco de Imagem e Risco Legal

Como em qualquer segmento de mercado, existem riscos no meio financeiro. Dentre eles estudaremos o conceito de risco de imagem e risco de legal e suas respectivas características. Vamos juntos conhece-las?



Risco de imagem


Também conhecido como risco reputacional . Tem relação com a imagem da empresa. No mundo corporativo, a imagem, é um dos maiores ativos da empresa, devendo ser preservado ao máximo. E você deve se perguntar, mas por qual razão imagem da empresa é tão importante ? A imagem de uma instituição é como ela é vista no mercado, sendo assim, diretamente ligada ao seu valor, dando vida ao ditado que “imagem é dinheiro”. Atitudes como corrupção e falta de responsabilidade com o meio ambiente “mancham” a reputação das instituições.





Risco legal


Decorre da não observância de normas obrigatórias. Ou seja , descumprimento de leis ou regulamentos . Nesse caso, a empresa quebra normas ligadas a justiça, trazendo mais uma vez impactos negativos.


Visando diminuir os riscos, existe uma estrutura chamada Compliance que vem do verbo em inglês “comply" que significa estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos. Sua função é minimizar riscos e direcionar as empresas diante do mercado que atuam. Sob essa ótica, isso irá auxiliar na prevenção de problemas e na ajuda caso eles aconteçam.


Tá Estudando Para CPA 10, CPA 20 ou CEA? Veja a aula completa:




Texto Escrito por Marcela Azevedo. Revisado por Brayan Souza.