PIB: Produto Interno Bruto

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), órgão responsável pelo cálculo, o Produto Interno Bruto (PIB) é " a soma de todos bens e serviços finais produzidas por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos países calculam seu PIB nas suas respectivas moedas.” Em outras palavras, essa variável pode também ser chamado de termômetro da economia. Mas, apesar de sua “fama" não são todos que sabem da sua real importância, vejamos alguns detalhes.


O PIB que é calculado anualmente, mas também ser calculado por trimestre, é usado para acompanhar a evolução econômica do mercado e fazer comparações entre economias de outros países. Na sua fórmula existem fatores para serem somados, sendo eles: o consumo, os investimentos das empresas, os gastos do governo e as exportações diminuídas das importações. Porém, não são envolvidos nessa conta o processo de produção e nem itens intermediários, apenas o valor final de cada produto ou serviço.


Sendo assim, por ser uma variável importante, a população sente na pele os seus efeitos. Ele é fundamental para a qualidade de vida, pois com seu crescimento são oferecidas mais chances de desenvolvimento econômico, porém caso haja um declínio efeitos contrários são observados, como a redução de salários e desemprego.





Fórmula do PIB

  • PIB = C + I + G + X – M

Onde:

  • C = Consumo das famílias

  • I = Investimento (FBKF + VE)

  • G= Gastos do governo

  • X = Exportações

  • M = Importações

Tá Estudando Para CPA 10, CPA 20 ou CEA? Veja a aula completa:



Texto Escrito por Marcela Azevedo. Com apoio de Brayan Souza.