O que faz o Conselho Monetário Nacional?


O que é o Conselho Monetário Nacional(CMN)?


O CMN é o Órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e por isso possui o maior poder dentro dessa estrutura. Por ser o principal agente do SFN é muito cobrado em provas de concursos e de certificações bancárias.





Composição do Conselho Monetário Nacional


É composto de três componentes: Ministro da Economia( sendo ele presidente do CMN), o Presidente do Banco Central (BACEN) e o Secretário Especial da Fazenda.


Observação: Nesse atual momento não existe o Ministério da Fazenda, sendo esta apenas uma Secretaria vinculada ao Ministério da Economia.


Principais Objetivos do Conselho Monetário Nacional:


Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, públicas ou privadas, para o desenvolvimento da economia nacional.


• Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas á maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.


• Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.


• Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa.


Principais Competências do Conselho Monetário Nacional:


• Aprovar os orçamentos monetários preparados pelo Bacen da República do Brasil.


• Fixar as diretrizes e normas da política cambial, inclusive quanto a compra e a venda de ouro e quaisquer operações em direitos especiais de saque e em moeda estrangeira.


• Disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestações de quaisquer garantias por parte das instituições financeiras.


• Determinar a porcentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.


Tá Estudando Para CPA 10, CPA 20 ou CEA? Veja a aula completa:



Texto Escrito por Marcela Azevedo. Revisado por Brayan Souza.