Inflação: E seus diversos índices.

Considerado o terror da população em casos de descontrole, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) é calculado desde 1979, ele representa o índice oficial da inflação. Sendo assim, o IPCA mede a variação dos preços de produtos e serviços para o consumidor final. Mas, e na prática, você sabe como a inflação é medida?





Como é Calculado o IPCA e Qual sua Função


O acompanhamento desse índice é responsabilidade do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que realiza mensalmente pesquisas em milhares de itens, repassando valor apurado para toda a sociedade. Esse valor é usado pelo Conselho Monetário Nacional como parâmetro para ajustar as metas de inflação, e pelo COPOM para definir a taxa básica de juros. Imagine que a meta de inflação seja de 4% , assim são realizadas políticas monetárias para buscar esse valor ou até mesmo ficar no intervalo de 1,5% acima ou abaixo do valor determinado . O papel do COPOM é realizar modificações nessas políticas (mais especificamente através da Selic) para alcançar essa meta e tentar controlar a inflação, provando que o sistema financeiro é totalmente interligado.


Atualmente, a população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, as quais são as regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.


Porém, o IPCA não é o único índice que mensura a inflação no país. Há outros indicadores que se diferenciam entre si, entre eles estão o IGP-M(Índice Geral de Preços-Mercado).


Como é Formado o IGP-M


O IGP-M registra a inflação de Preços desde as matérias primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. É Divulgada mensalmente pela instituição de pesquisa privada FGV(Fundação Getúlio Vargas). Para calcular o IGP-M é preciso considerar os seguintes fatores:


O IPA( Índice de Preços ao Produtor Amplo), tem a função de acompanhar as variações do varejo. Esse índice é de extrema importância para o cálculo do IGP-M, já que seu percentual representa 60% do seu valor.


O IPC(Índice de Preços ao Consumidor), tem finalidade de avaliar os preços que mais afetam o bolso do consumidor, como gastos com alimentos e serviços de saúde. Além disso, ele equivale a 30% do valor total.


Por fim, temos o índice INCC(Índice Nacional de Custos e produção. Com ele é possível avaliar os custos de habitações brasileiras. Ou seja, gastos com materiais e mão de obra. Essa é índice equivale a 10% do IGP-M.


Tá Estudando Para CPA 10, CPA 20 ou CEA? Veja a aula completa: