As 3 Selics

Recorrente em diversas notícias do mundo econômico, a SELIC influencia diversas áreas, mas não possui apenas um significado, pelo contrário, essa pequena palavra varia seus objetivos em diferentes contextos. Por essa razão, torna-se necessário e de grande importância entender como funciona cada uma de suas atribuições.





Sistema Especial de Liquidação e Custódia


O termo SELIC no seu sentido exato significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, foi criado em 14 de novembro de 1979 pela circular 466. Caracterizado por ser um sistema informatizado destinado ao registro e liquidação de títulos da dívida pública emitidos pelo Tesouro Nacional e administrados pelo Banco Central. Em outras palavras, podemos considerar esse programa virtual como um grande banco de dados.



Selic Meta


Porém, na prática onde o jogo acontece, convivemos diretamente com a taxa SELIC META por ser um grande instrumento de Polícia monetária e também a taxa básica de juros, referência para todas outras taxas cobradas no mercado. Assim, Sob responsabilidade do COPOM são feitas reuniões a cada 45 dias, onde é avaliado a situação econômica, conforme estiver o cenário é determinado o valor. Ou seja, a taxa básica de juros acompanha a inflação de maneira proporcional, se uma sobe a outra em consequência tende a subir também. Em março de 2022, por exemplo, ela foi definida em 11,75% ao ano em decorrência do cenário atual.


Selic Over


As operações registadas no Sistema SELIC , são os empréstimos de curtíssimo prazo, com vencimento de apenas um dia, realizados entre as instituições financeiras, onde os Títulos Públicos Federais são usados como garantia. É sobre a média ponderada dessas operações interbancárias surge a SELIC OVER. Por ser calculada diariamente a Selic over possui mais volatilidade do que a Selic Meta

Tá Estudando Para CPA 10, CPA 20 ou CEA? Veja a aula completa: